segunda-feira, 4 de julho de 2011

Prof. José Emílio - Novo Director do Agrup. Escolas

No passado dia 1 de Julho foi, finalmente, realizada a reunião do Conselho Geral com o objectivo de eleger o novo Director do Agrupamento de Escolas. Com uma votação de 15-3, num universo de 18 votos possíveis, o Prof. José Emílio conseguiu eleger o seu projecto de intervenção e colocar-se como o novo Director.
O Prof. José Emílio já não é estreante neste cargo, tendo ele e a Prof. Ana Maria Videira sido os únicos Directores de Agrupamento. Isto coloca-os, como uma espécie de PS e PSD da educação local. O DeCampoMaior deseja ao novo Director as maiores felicidades no desempenho das suas funções e que consiga elevar as escolas de Campo Maior a um nível de Excelência.
Uma palavra também para a Associação de Pais e Encarregados de Educação. Penso, que esta eleição deveria ter sido motivo para uma reunião da Assembleia deste organismo, de forma a serem explicados os dois projectos de intervenção e qual o sentido de voto da Associação. Não sendo assim qualquer pai ou encarregado de educação pode colocar várias questões: Qual o melhor projecto de intervenção? Porque se escolheu o projecto A e não o B? Os quatro elementos da A.P.E.E. votaram em bloco? Tendo estes elementos idoneidade e legitimidade será ético que votem quando eles próprios têm, por vias familiares, ligações ao ensino?
Mesmo após o acto eleitoral para Director penso, que não será tarde para a Associação efectuar estes esclarecimentos em local próprio para o efeito, e mesmo sabendo que a reunião poderá ter pouca adesão, não deixará assim, a A.P.E.E. de cumprir, cabalmente, as suas obrigações!

15 comentários:

Anónimo disse...

uma questão:

qual é o ps e qual o psd? na sua opinião claro?

Jack The Ripper disse...

Não sou Professor, por isso não posso responder a essa questão!

Associaçao de Pais disse...

Boa noite Jack,
Mais uma vez venho fazer um comentário, tentando esclarecer algumas das dúvdas que coloca. Em
1º lugar, o universo de votos possiveis limitou-se a 18, devido à falta de 3 elementos que estavam ausentes de Campo Maior por motivo de férias (entre os quais, um membro da Associação de Pais). Em relação ao 2º ponto que foca, na realidade apenas o Prof. José Emilio desempenhou as funções de Director do Agrupamento (no antigo Agrupamento),desde a formqação do novo agrupamento, esta foi a 1ª eleição do Director. Também nós desejamos as maiores felicidades ao novo Director e esperamos que possa contribuir efectivamente para uma melhoria da qualidade das nossas escolas e uma pacificação das relações dentro do agrupamento.
Em relação a uma possivel reunião da Assembleia-geral, não havia tempo para a convocar e realizar antes das eleições, devido à tardia constituição do conselho geral. A Comissão Administrativa Provisória, atrasou até mais não poder a convocatória das eleições para a constituição deste órgão, o que fez atrasar a abertura do procedimento concursal. Só na vespera da eleição, os candidatos foram ouvidos em entrevista para explicarem os seus projectos. Com mais tempo, poderia efectivamente ter sido feita uma sessão pública de esclarecimento, apesar de isso não ser exigido pela lei, o conselho geral é quem tem o dever de analisar os projetos e votá-los. A Associação de Pais , como é habitual reuniu e encontrou uma solução de consenso, para orientar o seu sentido de voto uma vez que no conselho estamos em representação da Associação e não em nome próprio. No entanto o voto é individual e secreto pelo que não faz sentido revelar qual foi o sentido de voto da Associação, defendendo publicamente este ou aquele projecto como o melhor, a ser feito este tipo de esclarecimento, teria de ser o conselho geral e não a Associação de pais a fazê-lo. Por ultimo, acho que o que não seria ético seria impedir pessoas que se teem dedicado ao projecto de fazer da Associação de Pais um parceiro válido e activo na comunidade escolar, de exercer o direito de voto para o qual foram eleitos legitimamente, uma vez que reunem todas as condições para ser membros dos órgãos a que pertencem.

Cumprimentos,

Francisco Sarrato

Jack The Ripper disse...

Caro Francisco Sarrato,

Antes de mais agradeço ter vindo a este espaço prestar os esclarecimentos que julgou necessários.

De qualquer forma não concordo com os seus argumentos.

Ao dizer "A Associação de Pais , como é habitual reuniu e encontrou uma solução de consenso, para orientar o seu sentido de voto uma vez que no conselho estamos em representação da Associação e não em nome próprio. No entanto o voto é individual e secreto pelo que não faz sentido revelar qual foi o sentido de voto da Associação, defendendo publicamente este ou aquele projecto como o melhor, a ser feito este tipo de esclarecimento, teria de ser o conselho geral e não a Associação de pais a fazê-lo."

Não faz sentido revelar qual foi o sentido de voto da Associação??
Oh Francisco...por outras palavras não faz sentido que os pais saibam qual o sentido de voto da Associação?


Quanto ao tempo para a reunião de esclarecimento realmente o tempo foi pouco. Mas mesmo assim nada impede de haver uma reunião posterior onde se descreva o projecto eleito e as vantagens em relação ao vencido.


Peço-lhe que reflicta sobre este último ponto. Só poderá haver envolvimento dos pais se estiverem devidamente informados e aí a Associação não pode deixar esta obrigação nas mãos do Conselho Geral. Informar, esclarecer e envolver os pais é o objecto e o desígnio da Associação.

Quando diz "teria de ser o conselho geral e não a Associação de pais a fazê-lo" está simplesmente a liquidar o propósito da Associação.

Pai e Enc. de Educação disse...

Mas há dúvidas que devia acontecer aquilo que o Jack diz?

Eu sou pai e encarregado de educação e quero a situação esclarecida.

A Associação não pode ser uma Não-Associação!

Jacinto Leite disse...

O que todos querem é tacho!
O agora Director já começou a devolver os favores feitos durante a pré-campanha! Começou a distribuir os lugares pelos seus lacaios! Vergonhoso que o seu projecto pertença ao passado, mas foi assim que aqueles que se posicionaram quiseram.
A Associação tinha 4 votos em 21! A culpa não pode ser atribuido aos que têm tentado fazer algo pela Educação!
Agora, aguentem-se!

Debra disse...

Ao lermos o comentário do sr. Jacinto Leite ficamos com a sensação de que apenas a Associação de Pais tem tentado fazer alguma coisa pela educação, quando essa ideia é de todo falsa! Será que os restantes elementos do Conselho Geral não são pessoas credíveis e preocupadas com a qualidade do ensino e da aprendizagem das escolas do nosso concelho? Será que apenas os pais são pessoas conscientes? Ou andamos todos a brincar às escolinhas?
Aquilo que se passou durante este ano lectivo no agrupamento de escolas de Campo Maior foi bem mais grave do que alguns possam imaginar. Como se pode dormir de consciência tranquila quando se afirmam barbaridades como as que o senhor ousou afirmar? Já que está tão bem informado acerca do processo, atrevo-me a desafiá-lo a revelar os favores devolvidos, bem como os "lacaios" que irão beneficiar destes.
Outra coisa, se o projecto de intervenção do agora Director faz parte do passado, sabe-me dizer se havia outro ou outros projectos mais arrojados? Ou o senhor é daqueles que defende uma escola em que a indisciplina é uma constante diária? Em que a escola, em vez de ser um lugar de partilha de saberes, um local em que todos os intervenientes se respeitem, prefere que seja algo onde as pessoas que lutam diariamente por uma escola melhor se sentem desautorizadas e perseguidas?

Pai e Enc. de Educação disse...

Esta discussão idiota entre o Jacinto Leite e a Debra só dá razão ao Jack em querer ver os projectos explicados aos pais.

Trata-se de uma discussão hermética, fechada que só alguns entendem e por isso de dentro do sistema, quando estamos a falar de um tema que diz respeito a muitos.

Jacinto Leite disse...

Se não fosse aqui o Jacinto a agitar as águas...tudo estaria moribundo!
A Dona Debra confirmou o que eu tinha escrita, o núcleo duro do poder aparece em defesa de algo ou alguém.
Estive a ver as suas intervenções neste blogue, e igualmente de outros, e acho-a inconsequente e contraditória. Mas respeito as suas ideias pois parece-me ser alguém inteligente, agora sai sempre em defesa de um conceito de ensino do passado. Quer vender aos que lêem este blogue que o futuro Director de escola é um disciplinador nato e o salvador da pátria. Talvez o seja, e está provado que para alguns será o garante da manutenção das suas zonas de conforto!
Agora, a primeira vez que opino e sou logo atirada às feras! Não entendo igualmente a sua alusão aos pais, parece-me que ficou incomodada. Obviamente que cada um deve procurar desempenhar o seu papel.Qual é o seu? Há algum medo instalado relativamente à mudança? Entendam-se!
Aqui o Jacinto espera por melhores dias e à mulher de César...

Anónimo disse...

Senhor Jacinto ou quem quer que se esconda atrás deste pseudónimo,
acabou por deixar em branco os itens de resposta obrigatória! Gostaria que o fizesse, já que me parece ser uma pessoa demasiado conhecedora da realidade. Partilhe connosco os seus conhecimentos e não se vitimize, porque ninguém o quer atirar às feras. Contudo, não deve levantar ondas e depois fugir das mesmas.

Jaime Carmona disse...

Caro Jack,
O seu blogue está de parabéns pois representa um espaço de debate com imenso sucesso. Sempre que o tema é Educação, a discussão é contagiante.
Nos últimos meses temos assistido a tantas opiniões que, por vezes, a conversa tem-se tornado estéril e redutora. Parece que existe a necessidade de uma verdade única, uns sabem de coisas que se passaram, outros refutam que não foi bem assim. Enfim...cada cabeça sua sentença! É claro que todos os que escrevemos algo, temos a ideia que a nossa razão é a certa, porém, da discussão, mesma da mais acalorada, assistimos ao proliferar de diferentes abordagens e rumos para a Educação.
Poderia vir para aqui embelezar o debate recorrendo a frases/estudos de diferentes autores, mas de pouco ou nada isso serviria. Percebo que as pessoas pretendam ser esclarecidas. A Educação foi, durante muito tempo, o parente pobre em Portugal. Desta forma, entristece-me ver certas opiniões sobre a classe dos professores, negando a sua importância e não compreendendo a sua situação. Por outro lado, tenho consciência de que nós, os próprios professores, contribuímos para esta situação. E os Pais? Claro que sim! Muitas das vezes têm delegado na Escola a função de educar os seus filhos/as, esquecendo-se de, por vezes, cumprir funções básicas da sua Educação. Finalmente, o eterno problema estrutural de que Portugal padece. Não devemos esquecer que o boom da escolarização (escola para todos) terá perto de três décadas. Quando se acusam os professores de contribuir para o famigerado défice, não se esqueçam que foi o próprio sistema que necessitou de um grande número de docentes e não o contrário. A consequência acabou por assentar na falta de planeamento das entidades formadoras em relação ao mercado de trabalho.
Depois de tantas opiniões acerca da situação em Campo Maior , em que me incluo, o que fica? Apenas algumas certezas:
- rápida deterioração na relação profissional da Comissão Provisória e que é do conhecimento de todos, aliás, nem nunca procuraram ser atenuadas; possivelmente, um casamento que só passou do altar com muita água benta!
- a eleição do novo Director, cumprindo-se o estipulado no 75/2008, e o nome do escolhido é sobejamente conhecido e caso encerrado;
- a aparente consciencialização da importância de mais alguns para uma Educação de efectivo sucesso. E baseio-me nesta ideia pelas inúmeras intervenções neste blogue registadas.

Jaime Carmona disse...

2ª Parte

Reportando-me apenas ao post que tanta discussão deu.
Começo pelo Jacinto , quando vi o nome, pensei de logo num conhecido militante do CDS/PP que há uns anos fez uma incursão fantasma nas listas de eleitores deste partido; admito que ao afirmar o que disse teria alguma base para tal, no entanto, nada de palpável.
A Debra, percebe obviamente do que opina, partilho algumas das suas concepções relativamente ao rumo a seguir: disciplina, ordem e vontade de melhorar a qualidade do ensino. Porém, é demasiado ligada a um dos projectos, percebemos facilmente a qual (e está no seu direito!) e não convive de forma saudável com opiniões contrárias. Exaltou-se em demasia com o Jacinto e, em certa dimensão, acabou por servir o propósito deste. Todavia, tem a minha simpatia e consideração, na certeza que na vida não devemos pautar pela unanimidade.
Em relação à Associação de Pais, mais uma vez o seu presidente sentiu a necessidade de justificar as decisões tomadas pela instituição a que preside. Quem tem acompanhado o trabalho desenvolvido por este grupo, gente interessada no desenvolvimento da formação não só dos seus filhos mas de todos os que pertencem a esta comunidade, sabe que não tem sido fácil mas a verdade é que a aposta está claramente ganha. Obviamente, todos estão a aprender e a ganhar “calo”, mas não matem a criança à nascença!
Por fim, o(s) anónimo(s), acabam por pecar sempre pela mesma razão: escondem-se atrás da capa do anonimato e por vezes, são parte interessada ou demasiado interessada para dar o nome. No entanto, veja-se que rapidamente reagem à mínima provocação. Sem qualquer tipo de preconceito, teria sido interessante que, tal como no caso da Associação de Pais, o Professor Zé Emilio e a Professora Ana Videira tivessem entrado nas nossas discussões.
Quanto a este que vos escreve, e se ainda houver algum acordado (!), contem comigo para continuar a discussão, sempre salutar, sobre Educação. Sei tanto como os que aqui deram livremente a sua opinião. Afinal, nada mais é do que uma opinião.
Boas Férias!

Jack The Ripper disse...

É com satisfação que vejo a discussão e a troca de ideias aqui no DeCampoMaior.

No entanto, também há uma certa tristeza nesta discussão, porque se não me engano são todos ligados ao ensino e ao post sobre os resultados no Alto Alentejo não houve comentários nenhuns.

Uma breve achega aos comentários longos do Jaime.

Pode ter muita razão mas como lhe disse uma vez gostava que tivesse apresentado candidatura.

Há um momento que devemos assumir riscos e posições eu achei que este tinha sido o seu

Jaime Carmona disse...

Caro Jack
Uma candidatura a algo deve ser bem ponderada e não fruto de impulsos. Uma questão é ter todas as condições exigidas legalmente, outra é sua efectivação.
Nas minhas opiniões procurei, acima de tudo, contribuir para a discussão dos assuntos. Tirei ao longo dos tempos as minhas próprias conclusões. Nunca procurei ter muita razão, apenas apresentar pontos de vistas divergentes ou convergentes com outros.
Nunca foi uma questão pessoal, daí que, apesar de entender o seu repto, não tenha sequer aprofundado certas variantes importantes num processo que se quer sério.
Nunca gostei de falar do passado e muito menos de questões baseadas em suposições.
Agora sim: Boas Férias a todos!

Anónimo disse...

Jacinto Leite tem muita razão,,, alguns dos TACHOS já foram distribuidos,
É vergonhoso mas enfim