segunda-feira, 20 de junho de 2011

Passos's Eleven - Façam as Vossas Apostas!

Passos Coelho já escolheu a equipa com que vai trabalhar os próximos 4 anos. Finalmente, e depois de muita especulação, vamos ter um governo com 11 ministros. Não era uma escolha fácil porque o momento exige uma equipa de grande nível. As primeiras impressões que a comunicação social transmitiu foram de que a equipa é pouco experiente e que se exigia mais experiência e peso político. No entanto, é também Ricardo Costa na sua coluna do Expresso que diz "Já todos vimos excelentes escolhas darem ministros irrelevantes e vice-versa" .
Não vou ser exaustivo na análise vou apenas destacar alguns ministérios. Assim na Finanças foi escolhido Vítor Gaspar, um ilustre desconhecido entre nós mas bastante conhecido no Banco Central Europeu. É uma segunda escolha, já que Vitor Bento rejeitou a proposta, mas é uma pessoa de elevada competência. Quase com o mesmo perfil surge na Economia Álvaro Santos Pereira um desconhecido entre nós embora com muitas publicações sobre a Economia portuguesa. Vem de leccionar em Vancouver mas tem um conhecimento profundo da nossa realidade.
No entanto, para mim, o melhor acerto é sem dúvida a entrega da pasta da Educação a Nuno Crato. Este professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática dizia há um ano que os alunos estavam a bater nos mínimos de exigência. Tem por desafio terminar com o facilitismo. Ricardo Costa diz na sua coluna que "os professores vão ficar aterrados" e que "Mário Nogueira já deve estar a tomar um balde de alka-seltzers" Confesso que não compreendi bem o alcance destas afirmações mas parece-me que se o objectivo é reduzir o facilitismo vão ter que ser criados os meios para separar bons e maus professores. Depois de uma Ministra de Letras é a vez de um Ministro de Matemática! Já era hora!!

Sem comentários: