quarta-feira, 29 de junho de 2011

A Morte de Marat

Jean-Paul Marat foi um dos símbolos da revolucão francesa. Liderou a ala jacobina até que foi assassinado. Ora o retrato deste assassínio foi imortalizado numa pintura de Jacques-Louis David a que se chamou "A Morte de Marat" . Há alguns anos, o "The Economist" colocou esta pintura na capa da sua edição, anunciando que a Europa estava morta numa altura em que os referendos nacionais davam o "não" a mais integração europeia.
Hoje recupero a ideia para o DeCampoMaior, para mais uma vez, comentar o estado actual do velho continente e do seu papel no mundo.
A velha Europa vive alguns dos momentos mais amargos da sua história. Mais do que a falência da Grécia, o que deve ser visto é a falência de um modo de vida que todos os Europeus viram como sendo o modo certo, seja do ponto de vista económico seja do ponto de vista dos direitos humanos. Mas se compararmos com os Estados Unidos com os seus racismos e desigualdade social, se compararmos com a China onde se pisam constatemente o direitos humanos ou com o Brasil das favelas, bem podemos dizer que a velha Europa recuperará o rumo e voltará a valer a pena ser Europeu!

Sem comentários: