quarta-feira, 4 de maio de 2011

Avaliação de Professores e o ser Kitsch!

Quando o país suspende a respiração sobre o que a "Troika" se prepara para fazer abater sobre os já desgastados portugueses, o Tribunal Constitucional suspende a revogação da Avaliação de Professores. Contra tudo e contra todos o Governo consegue levar o seu modelo de avaliação dos Professores até ao fim, pelo menos durante este ano lectivo. São boas notícias!

Se o Modelo não serve que seja revisto, no entanto, não se alterem as regras a meio do jogo e acima de tudo não haja irresponsabilidade e oportunismo político.

As primeiras vítimas de uma crise sistémica são a inteligência e a sensatez que perdem para o kitsch, as segundas opções ou o populismo que gera as crises politicas e dita a fraqueza dos líderes.

No entanto, todos os partidos (com excepção do PS) já prometeram, num futuro governo tudo fazer para rever a avaliação. É claro que a Fenprof vai questionar os partidos e divulgar as suas posições para que os professores saibam o que vão votar! E eu pergunto: e que tal os professores fazerem as suas próprias propostas? Humildemente deixo uma: Autonomia para as escolas contratarem os professores! Desta forma cada escola era responsável por contratar os melhores professores e estes deixavam a função pública e passavam a ser funcionários da escola! Alguém quer ? Alguém compra?

Sem comentários: