segunda-feira, 4 de abril de 2011

Passos Trocados!

Após uma semana afastado do blogue por motivos profissionais eis que regresso com um post que me deixa preocupado. Nesta última semana estive fora do país e quando assim é, e mesmo acompanhando a actualidade via internet, há sempre a sensação de que quando se regressa algo possa ter mudado para melhor. Nada mais longe da realidade, quando regresso o país parece ter atingido o ponto de não retorno em direcção ao abismo.

Se o caminho escolhido para inverter a situação foi o das eleições antecipadas, então era bom que os partidos, e principalmente o maior partido da oposição apresentassem as suas propostas de uma forma coerente. Nada disso aconteceu, abriu-se uma crise política com os piores timmings possíveis e as propostas são apresentadas de uma forma avulsa.

E neste cenário o maior partido da oposição dá-se, inclusivamente, ao luxo de errar de uma forma clamorosa como errou ao suspender a avaliação de professores. Passou uma mensagem de um enorme oportunismo e como se percebe daqui, com o PSD no governo não vai haver nenhuma avaliação de professores. Mas alguém duvida que a Avaliação de Professores é necessária? O PSD vai ceder aos interesses das corporações que são no fundo, o grande mal do nosso país!Não contente com isto o PSD promete ainda privatizar parcialmente a Caixa Geral de Depósitos, mas sobre isto falaremos outro dia!

Sendo assim que alternativas temos?

11 comentários:

Debra disse...

Ninguém diz que a avaliação dos professores deva ser suspensa!Os professores querem ser avaliados mas através de um modelo de avaliação justo e exequível!
Em nenhum país civilizado encontramos quotas para impedir que os professores cheguem ao topo da carreira! No nosso país não são premiados os professores excelentes e muito bons, porque se não há quota suficiente, deixa lá... fica para a próxima vez!! Onde é que já se viu um professor de uma área ter como seu avaliador um colega que pertence a outra área distinta? Este modelo de avaliação é um vómito, e ainda pior, é um vómito daqueles que corta a respiração!! Em nenhum país civilizado se despedem professores, desaproveitando mão-de-obra altamente qualificada, única e exclusivamente como uma política economicista!
Os nossos governantes há muito que deixaram de olhar para a educação com olhos de ver, deixaram de se preocupar com a essência da mesma, encarando-a com uma leveza que acaba por ser leviana!
É importante que se passe a mensagem de que os professores não têm medo de ser avaliados, porque neste campo eles estão habituados a uma avaliação rigorosa feita todos os dias, quer pelos seus alunos, quer pelos pais dos mesmos, e até mesmo pelos seus pares. Mas que não nos venham com cantigas que este é o modelo dos modelos, porque aí estaremos todos a meter a cabeça debaixo da areia!!

Jack The Ripper disse...

Para a Debra,
Pelo que me dá a entender a Debra é professor(a) e sabe com mais propriedade que eu quais eram as falhas do modelo de avaliação proposto.
Eu que não sou professor apenas posso opinar de uma forma mais genérica e a minha opinião é a seguinte: com um bom ou mau modelo de avaliação os professores deixaram-se instrumentalizar, primeiro pelos sindicatos e agora pelo PSD. Mas pior que isso deixaram-se instrumentalizar pelos maus professores que minam o sistema.
Pergunto: não era preferível haver um modelo de avaliação que se pudesse corrigir ao longo do tempo do que não ter modelo nenhum?
Os professores preferiram nenhum à espera do modelo ideal que nunca chegará e por isso manter-se-á o status quo dos maus professores!

Bem, e vai-me , desculpar, mas essa da verdadeira avaliação ser feita pelos alunos e pelos país é de um lirismo atroz.
Sabe que este ano tem havido uma professora no básico que tem recebido bastantes queixas de pais e sabe quais vão ser as repercussões? Provavelmente ela no ano que vem vai continuar no agrupamento!

Há uma canção do Bob Dylan que diz que Os Tempos estão a mudar...pois aqui também estão mas de que serve isso se as pessoas se mantem na mesma!

Debra disse...

Com lirismo ou sem ele, convenhamos que a verdadeira avaliação feita aos professores é levada a cabo pelos seus alunos. Eles sim, têm a verdadeira capacidade de avaliar cada um daqueles com quem trabalham directamente todos os dias!
Todos nós conhecemos bons e maus profissionais, em todas as profissões existem os que acreditam plenamente naquilo que fazem e dão tudo por tudo e os que apenas deixam andar. Com a classe docente as coisas não acontecem de maneira diferente! Pena que seja mais fácil referir os casos menos bons, em detrimento dos muitos bons profissionais que existem por este país fora!
O Jack que me desculpe, mas revela alguma ingenuidade ao insinuar que com este modelo os maus professores seriam varridos do ensino. É uma ideia utópica! E sabe porquê? Porque poucos ou nenhuns têm a coragem de atribuir a classificação justa, mesmo para os professores que ficam muito aquém das expectativas dos demais! Por conseguinte, desengane-se quem até agora pensava que com este modelo de avaliação, o sistema educativo ficaria límpido e cristalino!!

Jack The Ripper disse...

Oh Debra,

Então agora é que caimos em verdadeira contradição.

Veja: diz que com este sistema de avaliação os maus professores não seriam varridos do ensino. Ora se não houver sistema nenhum então é que não saiem mesmo!!

Mas pior é mesmo onde diz: "E sabe porquê? Porque poucos ou nenhuns têm a coragem de atribuir a classificação justa, mesmo para os professores que ficam muito aquém das expectativas dos demais!"

Ora se não é possível atribuir uma classificação justa era provável que todos fossem corridos a Muito Bons e Excelentes! É por isso que deve haver quotas porque se não as houver toda a gente teria nota máxima!

Até sou capaz de arriscar que é Professora de Línguas porque falta aqui Lógica Matemática!

Vá aparecendo e comentando. Gostei de cá a ter!

Anónimo disse...

Jack

Veja o que se passa com os professores que se ausentam semanas a fio para ir viajar!

Voce dava um bom director de agrupamento mas como diz que não é professor espero que seja pai para poder ser presidente da associação de pais.

Anónimo disse...

Jack,

O seu ódio aos professores é doentio. Qual o seu problema?

Jack The Ripper disse...

Caro Anónimo,

Não tenho qualquer tipo de ódio contra os professores. Ao longo da minha vida tive cerca de duas centenas de professores e guardo da maior parte deles a maior das estimas.

No entanto, custa-me ver que são os professores os principais adversários deles próprios!

Jaime Carmona disse...

Veja como funciona a máquina partidária em tempo de crise:
http://dre.pt/pdf2sdip/2011/04/066000000/1551515516.pdf

Em relação à ADD, já não tenho paciência para esta discussão!

Debra disse...

Atrevo-me a dizer que a oposição nunca fez uma coisa tão acertada como a de suspender o hediondo modelo de avaliação de professores, em que os mesmos eram penalizados pelo número de alunos em abandono escolar ou pelo número de insucesso escolar!!! Na volta só falta pedirem aos professores que vão buscar os meninos a casa... ou já agora que substituam os pais dos mesmos para que aí sim, os professores poderem receber algum valor por parte da sociedade que servem!!

JSD Campo Maior disse...

Caro Jack, é com pena minha que o vejo alinhado com o Partido Socialista e com a sua vitimização constante. Porém neste aspecto, por muito que tente não consegue chegar aos calcanhares de Sócrates!

Em relação à revogação dos artigos do Estatuto da Carreira Docente (ECD) relativos à avaliação de desempenho, devo dizer-lhe que toda a oposição votou contra! E porquê? Porque certamente este modelo está errado, os sindicatos e os professores sabem-no bem, porém ainda estamos por perceber porquê tamanho "braço de ferro" por parte do Ministério da Educação!
Por outro lado, o PSD sim tem propostas, sobretudo para o modelo em causa, e pretende que seja revisto o enquadramento legal e regulamentar que permita a concretização de um novo modelo de avaliação dos professores já a partir do próximo ano lectivo.

Fala das propostas do PSD para o país, mas a preocupação obsessiva do PS resume-se a saber se o PSD tem propostas ou não! E que propostas tem o PS? Certamente serão 150 mil empregos? Baixar o IVA? Os portugueses vivem há 6 anos com o governo PS de José Sócrates, em que a dívida do país aumentou brutalmente, como é possível disfarçar que a culpa é de todos menos dele? Se acha que o PSD cede a corporações, então é porque não conhece o PS que, por ajuste directo, anda por esse mundo fora a vender computadores da JP Sá Couto... Para o PS a livre concorrência não deverá existir se isso não lhe convier, pois tem que comprar votos e influência com o erário público, alargando o seu poder corrupto e coagindo os cidadãos a manterem-se do seu lado pela troca de votos por emprego... É triste que as pessoas não vejam como esta espiral de pobreza e corrupção só tem uma solução que passa por correr com o PS do poder local e do governo.
Tenha um bom dia.

Jack The Ripper disse...

Caro JSD de Campo Maior,

Gosto do seu comentário e da forma como defende as suas ideias. Infelizmente gostaria de ver neste PSD uma alternativa a este depauperado PS. Infelizmente não vejo. O PSD tem gente muito melhor e mais capaz que o Passos Coelho.

Oxalá eu esteja enganado e ele venha a ser um grande primeiro-ministro!