sexta-feira, 25 de março de 2011

Síndrome de Estocolmo!

Durante o assalto a um banco em Estocolmo os refens desenvolveram uma relação de empatia com os sequestradores. A este processo psicológico, que leva a vítima a identificar-se com o seu sequestrador deu-se o nome de "Sindrome de Estocolmo" .
Vem isto a propósito de uma intervenção da ainda Ministra da Educação no parlamento onde admite a redução do número de professores contratados no próximo ano lectivo. A Ministra pode estar de saída, mas como penso que quem virá a seguir irá pelos mesmos passos acabei por dar importância a este facto. E o ponto que eu destaco é que os professores contratados serão excluídos do sistema mesmo havendo entre eles bons professores enquanto que os maus professores perdurarão perpetuando a mediocridade. Por um lado defende-se um Sistema que protege mas por outro não se renova e persiste nos seus defeitos. É o Sindrome de Estocolmo!
Para encerrar o post de hoje, e para falar da Educação local vou dizer que decorreram a repetição das eleições para eleger os membros dos professores, alunos e funcionários ao Conselho Geral que por sua vez elegerá o Director do Agrupamento. Os vencedores voltaram a ser as listas afectas ao Prof. José Emílio pelo que se perfila como próximo Director do Agrupamento.
O DeCampoMaior irá manter-se atento ao processo, e mais que isso, será espectador atento de tudo o que se passar com a Educação local visto parecer-me que "Há lodo no cais"!

4 comentários:

Anónimo disse...

O que certos indivíduos são capazes de fazer para manterem certos privilégios!
E como há tanta gente que se deixa manipular com tanta facilidade!
Mas, porque não mudam de profissão?
Já repararam como a gestão das escolas é exercida por aqueles que menos gostam de fazer aquilo que deve ser a verdadeira função dos professores, ou seja, dar aulas?

Jaime Carmona disse...

Da minha parte encerrei esta discussão com o comentário do dia 13 de Março!
Só não entendo a não identificação dos anónimos!Por que razão?

Afonso da Maia disse...

O Comendador Rui Nabeiro foi homenageado em Elvas, como descrevo no meu blogue ELVAS CIDADE VIVA. Parabéns!

Anónimo disse...

Talvez nem todos nos possamos identificar! As represálias podem ser fortes!Venham de que lado vierem!
E já agora, o que dizer daqueles que, em vez de cumprirem a sua função dentro da sala de aula, há anos que passam semanas em passeio por esssa Europa fora!
Os Pais tão atentos nunca questionam esta situação? Há professores turistas e tudo fica igual!Por isso é que aqules que menos gostam da sala de aula estão a tentar o tudo por tudo para continuarem agarrados à cadeira! Pena só haver um lugar...