sexta-feira, 18 de março de 2011

Dr. Fausto

Quem conhece a história do Dr. Fausto, sabe que na história de Goethe este personagem faz um pacto com o Diabo. Em troca da sua Alma, Mefistófeles concede-lhe 24 anos de vida sem envelhecer, com prazeres terrenos e conhecimento ilimitado. Findo este tempo a Alma de Fausto iria para o Inferno!
Esta obra de origem alemã parece traduzir de uma forma metafórica os últimos 20 anos do país. Primeiro Portugal foi inundado por Fundos Estruturais e baixas Taxas de Juro. Foram os anos da euforia e do dinheiro fácil. Com a crise terminaram os 24 anos de Fausto e agora é hora de entregar a Alma. Como todos os pactos com o Diabo, o Dr. Fausto acaba por ficar sozinho e actualmente parece que tudo o que ocorre agrava a situação do país. Vem ai o PEC 4, que mais não significa que mais sacrificios para todos nós. Enquanto isso o Diabo (os mercados e a Srª. Merkel) dita as suas regras e exigências.
Portugal e os Portugueses deviam ter aproveitado a época do pacto para melhorar a sua competitividade e os seus níveis de educação. Em vez disso Estado e Autarquias gastaram o dinheiro em projectos sem futuro e agora ei-los sem obras. sem projectos, sem ideias...alguns dos quais (freguesias e concelhos) em risco, eles próprios de dasaparecerem!
Deviamos ter posto a Alma nisso...agora é essa mesma Alma que devemos entregar!

Sem comentários: