quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PIB per capita - Portugal a descer!

Li este fim-de-semana uma notícia que dava conta de que Portugal, previsivelmente, chegará a 2015 a descer nove posições no ranking do PIB per capita. Esta classificação do PIB per capita é apenas um indicador não sendo sinal inequívoco do desenvolvimento de um país. Dividir a riqueza do país pelo número de habitantes pode esconder grandes desigualdades sociais. É por isso que quem lidera a tabela é o Qatar e a Alemanha e o Japão ocupam a 20ª e a 25ª posição respectivamente. No entanto, não deixa de ser um indicador e se Portugal em 1990 atingiu a 34ª posição passados 15 anos cai para a 43ª, o que é preocupante e já reflecte o empobrecimento que o país sofrerá devido à crise da dívida que atravessamos.
Particularmente não sou admirador da forma organizacional dos países do topo do ranking, mas um pouco mais abaixo podemos encontrar a Noruega e a Dinamarca cujos modelos deveriamos seguir para inverter o rumo que levamos.
E já agora, para finalizar, e como parece inevitável a queda do governo, calcula-se que as mudanças de governo custam 2,39% no crescimento anual do PIB. Por isso já sabem quem vai acabar por pagar a mudança de governo...todos nós!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas um pais que deve 400.000.000.000 euros (quatrocentos mil milhões de euros)vai pagar o quê?.
Mas que 2% 2,1% 3% discussão de xacha mostra?

as 380 toneladas de ouro do país não paga os juros de um ano