segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Rede Social !

Estava com esperança de poder ir ver este filme ao Centro Cultural, quem sabe já com os novos meios recentemente instalados de 3D e afins. Mas parece-me que me enganei, a programação deste mês não inclui o filme recentemente estreado onde se mostra a história do criador do Facebook - Mark Zuckerberg. A programação deste mês do Centro Cultural tem uma política dos chamados três "F's", ou melhor dizendo: Fado, Fado e Fado.
De qualquer forma, não era da programação cultural que vos vinha falar. Vou precisamente a falar-vos do Facebook. Como disse aqui, o DeCampoMaior criou um perfil no Facebook onde todos serão bem vindos. Conto, aliás, com um já bom número de amigos facebookianos aos quais agradeço terem aceite os meus pedidos de amizade. Tenho também conversado com alguns deles para obter algum feedback sobre o blogue e de como se pode melhorar.
No entanto, tenho também reparado, na prática como interagem as diversas pessoas da nossa terra. Falam dos mais variados temas virtualmente e não pude deixar de pensar que o Facebook acaba por fornecer a dose de socialização que todos nós necessitamos diariamente. Isto não é novidade, e não é nada que muitos sociólogos não tivessem já descoberto e descrito bastante.
Mas não sou capaz de deixar de pensar que o Facebook acaba por concorrer com cafés e esplanadas. O Facebook fornece a tertúlia que outrora se fazia nos Cantos de Baixo ou na Avenida. Ora neste ponto lembro umas palavras que o Dr. Francisco Galego proferiu numa Assembleia Geral da Comissão das Festas do Povo. "Campo maior mudou, há muitas mudanças sociológias e as Festas do Povo tem que viver com estas mudanças". As palavras podem não ser exactamente estas, que me perdoe o Dr. Francisco Galego, mas penso que a ideia era esta exactamente. As pessoas não se vão encontrar para fazerem flores e falarem dos mais diversos temas. Isso era dantes, era esse o seu Facebook, o fulano da taberna que sabia sempre das últimas novidades passou a ser o Google e a fulana que sabia da vida de toda a gente é o Twitter.
Assim, penso que será o grande desafio da Comissão das Festas do Povo saber organiza-las neste contexto de mudança e ainda maior o desafio será, criar as bases para que as Festas sobrevivam a prazo. Oxalá consigam!

2 comentários:

Anónimo disse...

Tem você toda a razão. Faltou-lhe apenas dizer que em Campo Maior, há muito quem fale e muito pouco quem se preocupe em pensar. E muito menos há quem esteja disposto a ouvir os que pensam bem. Fez bem em dar o exemplo citando quem pensou com cuidado esta questão das Festas. Será que vão ouvir o seu aviso?
Tenho dúvidas. Por aqui há mais presunção e vaidade que juízo e bom senso. Fala também uma boa pitada de humildade para se conseguir obra de jeito.

Anónimo disse...

Parece-me que esta rede social, já ouviu o povo de campo maior... existe um grupo que quis juntar todas as pessoas que pretendiam festas em 2011, mas não me parece que o resultado, tenha sido dos mais positivos.