domingo, 5 de setembro de 2010

Da Silly Season à Reentré!

Importamos estes estrangeirismos, somos bombardeados na imprensa por eles e depois acostumamo-nos de tal forma que fazemos destas palavras parte integrante do nosso vocabulário. Por Silly Season entende-se o Verão, época onde a descontração nos leva a pensar em temas mais ligeiros mais "tolos". Por seu lado, Reentré é uma palavra muito utilizada na política e significa o regresso da actividade. O calendário, apesar do calor, indica-nos que estamos nessa fase em que termina a Silly Season e começa a Reentré.
E para começar a Reentré, recordo que faz agora um ano estavamos em plena efervescência com as eleições autárquicas. Um ano passou, e penso que com ele termina o tempo da aprendizagem e da adaptação. A Reentré política local tem dois temas importantes em agenda: o Mártir Santo e as Festas do Povo. Quanto à primeira não me vou alongar, quanto à segunda devo dizer que o actual executivo, ao iniciar uma campanha de sensibilização, tem uma inciativa bastante corajosa. Assume riscos e responsabilidades mas penso que deve vir "à rua" continuar a campanha de sensibilização sob pena de esta iniciativa redundar num fracasso.
Não vai ter vida fácil o actual executivo com este cenário, e como disse, acabou o período de tolerância. Convem também lembrar que deve começar a ser elaborado o Orçamento Municipal e, como devem estar lembrados deveria ser este Orçamento elaborado com as regras do Orçamento Participativo.
Então e a Reentré da oposição? Bem segundo dizem alguns a oposição desmembrou-se... desapareceu! Segundo dizem outros a oposição existe, e apenas está a tomar fôlego enquanto o actual executivo coze em fogo lento! Acho que verdade estará algures entre as duas opiniões! Neste cenáriohaverá espaço para se desenhar uma terceira alternativa credível?

4 comentários:

Dr. Estranho Amor disse...

E que melhor maneira de fazer a reentré da nova temporada política do que com um simpático balanço da actuação dos nossos políticos em 2009/2010, não acha Jack? Eu creio que sim, que lhe devemos isso (aos políticos, não a si) como recompensa por tantos e tantos momentos hilariantes, decisões disparatadas e trapalhadas épicas.

Assim, como reconhecimento a todas essas personagens, que com maior ou menor (costuma ser menor) acerto servem (ou servem-se) a coisa pública, creio oportuno instituir (para mais nestes tempos em que a cultura está para Campo Maior o que a comunidade judaica foi para Auschwitz) os Óscares da Política Camponesa.

Rufam os tambores; a passadeira vermelha espera; as rolhas saltam das garrafas Dom Perignon; os fatos e vestidos Armani já fumegam;

Senhoras e Senhores, desde as Oficinas da Câmara, começa a I Edição dos Óscares da Política Camponesa:

1-Óscar para Melhor Filme: “E tudo a Aqualia Levou”, de John Burrica, também nomeado por “Harry Potter e a Câmara dos Segredos”.

2-Óscar para Melhor Realizador: Richard Pinheiro, por “Há Lodo no Cais da Marina da Barragem”. Também nomeado por “Promessas Perigosas”.

3-Óscar para Melhor Actor Principal: Roy Pingo, por “A Cor do Dinheiro”.

4-Óscar para Melhor Actor Secundário: Sergey Bicho, por “A Boca do Inferno”. Também nomeado por “A Fogueira das Vaidades”.

5-Óscar para Melhor Actriz Principal: Anne Golaio, por “Sentru Coltorale- O Enicio”.

6 -Óscar para Melhor Actriz Secundária: Elizabeth Raminhas, por “Sentru Coltorale II- O Regreço”.

7-Óscar para Melhores Efeitos Especiais: “O Orçamento Invisível”, de Alexander Florentino.

8-Óscar para Melhor Argumento Original: “O Conde de Monte Cristo”, de John Muacho. Também nomeado por “Alta Traição”.

9-Óscar para Melhor Argumento Adaptado: “Os Pássaros - A Lenda da Abetarda do Retiro”, de Julie Galego.

10-Óscar para Melhor Fotografia: “ O Fugitivo”, de Francis Fonenga.

11-Óscar para Melhor Filme Estrangeiro: “O Sexto (Re)Sentido”, de Herman Gildo. Também nomeado por “Indiana Jones e o Subsídio Perdido”.

12-Óscar para Melhor Documentário: “Uma Verdade Inconveniente”, de Sir Pipi Alentejano.

13- Óscar para Melhor Música: “ A (A)Balada dos Ciganos”, de Joaquim Gordo (Fat Boy Quim) do BE, acompanhado nas ventosidades por Ensemble de Flautas e nas cordas pelos Gipsy Kings.

14)- Óscar para Melhor Filme de Animação: “O Senhor das Piscinas - A Irmandade do Cloro”, com Peter Morcela no papel de Frodo Baggins e John Burrica no papel de Gandalf.

E como “grand finale”, uma canção que assenta que nem uma luva aos nossos felizes “oscarizados”.

http://www.youtube.com/watch?v=OQS-OSwWd8g

Jack The Ripper disse...

Numa palavra...Sublime!

siripipi alentejano disse...

Ao Dr Estranhao Amor
Com algum, para não dizer muito,sarcaismo, deixou no post do Jack The Ripper a sua atribuição dos Óscares de algumas figuras Campomaiorenses.
No que diz respeito à minha pessoa
"Uma verdade Inconveniente" não concordo, nem discordo dessa nomeação,não sou uma figura pública. mas pode crer que tudo o que escrevo tem por principal finalidade, a defesa dos interesses de todos os Campomaiorenses e óbviamente faço-o tendo como base os conhecimentos que possuo e as ilegalidades que vou constatando no dia a dia e que sempre denunciei.
Há dois ou três dias a Câmara recebeu do IGAL o Relatório da inspecção efectuada no final do mandato do anterior Presidente e que foi objecto de alguns problemas por mim levantados, tendo sido ouvido pela Senhora Inspectora.Espero ter conhecimento do seu conteudo, mas por aquilo que um dos laureados com um Óscar ter dado com a língua nos dentes, há matérias para reposições e muita falação, estamos cá para saber dessas novidades, no meu entender tal como a Piscina, a matéria do Relatório Inspectivo, após o contraditório, deveria ser do domínio público.
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

Muito, muito bom.