quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Autarquias empregam mais 10 mil funcionários!

Passando os olhos pela imprensa encontrei esta notícia que me chama muito a atenção: Autarquias recorrem a excepção para empregar mais 10 mil funcionários. Segundo leio, os municípios que ficaram isentos de cumprir limites à contratação, recrutaram mais 9732 pessoas no último ano. Ou seja segundo o Balanço Social dos Municípios o número de trabalhadores das autarquias aumentou 7,8%, sendo que este aumento contraria a meta definida pelo Ministro das Finanças - reduzir dois por cada um que entre - para a Administração Central. Como é evidente a carga salarial dos municípios cresceu 3,3% em 2009.
O autor da notícia ainda sugere como hipótese para este aumento a descentralização de competências da administração central para a local. É verdade esta justificação, tem-se assistido nos últimos anos a esta tendência, no entanto, para que esconder o Sol com a peneira? Em 2009 houve eleições autárquicas e o aumento de funcionários deveu-se ao populismo de empregar pessoas a troco de votos. Não estou contra o aumento do emprego, antes pelo contrário, mas o aumento do emprego tem que ser acompanhado da existência de trabalho real sob pena da produtividade baixar e depois todos termos que pagar os excessos!

5 comentários:

Ibra disse...

Pois, essa notícia salta logo à vista, mas aquela que refere que a empresa pública "Aguas de Portugal" renovou a sua frota de 400 carros topo de gama porque os geus gestores e quadros superiores só aceitam luxos, essa já passa despercebida. Os culpados da crise são mesmo os judeus! Oooops, queria dizer os trabalhadores da função pública.

carlos disse...

Algumas empresas particulares também empregam mais do que necessitam.
Certo que por vezes pagam pouco, e certo que muitas vezes recebem apoios. Mas cumprem uma função social!
Porque há-de ser diferente com as autarquias ?

Jack The Ripper disse...

Caro Carlos,

Essas empresas particulares de que fala fazem do seu capital aquilo que muito bem entendem.

Agora o Carlos sempre pode, quando lhe aumentarem os impostos para pagar estes salários, dizer que está a cumprir uma função social

carlos disse...

Caro Jack,
e é isso que, caso não tenha reparado, vimos todos fazendo de há uns tempos a esta parte: pagar para que alguns privados possam ir rodando funcionários sem custos de maior.

Ibra disse...

E quando essas empresas não entregam o IVA cobrado ao Estado, não estarão a prejudicar os tais contribuintes? E se em vez da Administração Pública não contratar esses desgraçados a ganhar cerca de 500€ por mês, os deixassem receber o subsídio de desemprego? Aí já não prejudicam os contribuintes?