segunda-feira, 10 de maio de 2010

TGV - A alta velocidade!

A crise económica que se abate sobre o País, a Europa e o Mundo tem causado grande discussão sobre o tema das grandes obras públicas. Durante este fim-de-semana o governo decidiu adiar algumas dessas grandes obras. Assim a terceira travessia sobre o Tejo e o novo Aeroporto terão de esperar por melhores dias.
No entanto, decidiu o governo, mesmo assim avançar com o TGV. São boas notícias para quem vive por estas bandas já que permite pensar que novas oportunidades serão criadas numa zona onde necessitamos fazer renascer a esperança.
Não quero aqui dizer que se fez bem ou mal em avançar com o TGV. Deixo essa discussão para os economistas.
O que eu, mais uma vez digo, é que não basta ter os meios é necessário ter a iniciativa e a capacidade suficiente para os aproveitar. Oxalá consigamos!!

3 comentários:

«O ALCAIDE DO CASTELO» disse...

olá eu estou de acordo com o TGV é uma mais-valia para esta zona, ou queremos ser sempre atrazados dos outros paises?

Anónimo disse...

De que nos irá servir o TGV se não tivermos uma política de desenvolvimento social, cultural e económico? Para irmos a Madrid comprar o que já só compramos em Badajoz? Para fugirmos todos para Lisboa?
Se não soubermos aproveitar este meio em nosso benefício, ele voltar-se-á contra nós.
Temos uma base económica invejável graças à presença de um grupo empresarial que nunca descuidou as questões sociais. Mas tem-nos faltado uma política autárquica com verdadeiros projectos para garantirmos o nosso futuro. Se tudo continuar no marasmo em que temos vivido, desde há mais de vinte anos, qual vai ser o nosso futuro?

Anónimo disse...

O problema é que o TGV só vai até ao Poceirão... Faltando a ligação a Lisboa não parece que o resultado seja muito famoso para o nosso país. Por outro lado, não se fala da ligação ao porto de Sines para o transporte de mercadorias.
Na situação em que estamos, é difícil ter uma opinião muito clara sobre este assunto.