domingo, 7 de março de 2010

Em Março Águas Mil!

Não subverti, como diria o Cardeal Siripipi, "o adágio popular", e troquei o Março pelo Abril. A àgua de que vos falo não é aquela que abundantemente tem caído dos céus, mas é antes a água que sai das nossas torneiras. Tem motivado troca de comunicados, troca de acusações e toda a gente "assacode a água do capote" quando se trata de arcar com as responsabilidades sobre os aumentos da água que se avizinham.
Socorro-me do Blog do Cardeal Siripipi para obter mais alguma informação sobre o assunto e leio que existe uma claúsula de salvaguarda que permite repor o equilíbrio económico-financeiro do contrato. Apesar de estar ainda a recolher informação sobre o assunto está claúsula de salvaguarda levanta-me, desde logo, algumas questões. Diz o Cardeal que se o caudal da água tiver uma variação superior a 15% poderá, entre outras medidas, ser alterado o tarifário.
Então pergunto: se os campomaiorenses pouparem água, instalarem redutores de caudal na suas torneiras e utilizarem de forma racional este recurso são premiados...com um aumento do custo?
Se os caudais apurados na assinatura do contrato tiverem sido mal calculados por não se sabe quem, serão os campomaiorenses chamados a pagar por este erro repondo o equilíbrio económico -financeiro através de... um aumento do tarifário?
Pensava eu que o risco é um factor inerente ao empreendorismo e à iniciativa privada, mas parece que a iniciativa privada tem um mecanismo que reduz este factor: se a coisa corre bem estamos satisfeitos mas se a coisa corre mal aumentamos o tarifário...e estamos satisfeitos!
Que alguém esclareça este assunto e que a culpa não morra solteira!

3 comentários:

Anónimo disse...

Por falta de informação não se esclarecerá o assunto pois o assessor do presidente João Muacho era na altura o Vereador responsável pelo serviço de águas. Com certeza sendo ele um dos principais responsáveis deste tema saberá os contornos do negócio.

s.joao baptista disse...

Depois de ouvir e ler tanta coisa sobre a agua, só concluo uma coisa!
Era pô-los todos juntos, tanto os antigos como os novos, na barragem e fazer uma descarga de fundo!
Com diz o povo, é só escumalha!!!

Anónimo disse...

Mas afinal que é que vocês esperavam?
Que o "burriquismo" acabasse com a derrota do Burrica?
O homem deixou tudo minado. ou seja, cozinhou tudo como lhe deu mais jeito e melhor serviu os seus interesses e estes que se aguentem.
e os apaniguados do burriquismo ainda têm o atrevimento de virem protestar...
Que não haja mais contemplações!
O novo executivo deve desmascarar todas estas tramóias que tramaram os campomaiorenses.
Que caiam todas as máscaras!