quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Euro tem sido o nosso Escudo!

No momentos de maior instabilidade procura-se encontrar as mais diversas explicações para os males que surgem. Normalmente procuramos encontrar essas explicações em factores que não pudemos controlar de forma a minimizar o nosso sentimento de culpa e criar um sentimento de confortante vitimização.
Ultimamente tenho ouvido com mais insistência um argumento que só poderá parecer lógico a quem por desconhecimento ou desinteresse deixa a sua opinião ser manipulada. O argumento de que sem estarmos no Euro estariamos melhor é ouvido particularmente pelos partidos da extrema esquerda (BE e PCP). Ora nada mais falso, se não estivessemos num espaço de uma moeda única forte a estas horas todos os investidores internacionais se tinham desfeito dos escudos e estariamos a pagar taxas de juro de dois dígitos. Entrariamos num processo semelhante ao que aconteceu à Argentina, tornando o país mais rico da América Latina num país onde a classe média sofreu bastante com a crise atirando muita gente para a miséria.
O Euro tem sido o nosso escudo de tempestades e Adamastores...O Euro tem sido o nosso Escudo!

4 comentários:

ZP disse...

A situação económica é mais grave do que aquilo que pretendem alguns. O estarmos na zona euro não impede que o problema económico venha a gerar situações que desagradam à maioria das pessoas. Veja-se o que se passa na Grécia, onde, tal como cá, se deixou passar a ideia de que tudo era acessível a todos. Bastava ir contraindo empréstimos e depois logo se via.
A ideia de que temos de viver à medida das nossas possibilidades desagrada a muitos. A começar por quem nos governa, quer seja a nível nacional, quer seja a nível local. E depois a cada um de nós, uma grande parte dos cidadãos, que nos preocupamos muito com o ter determinados bens, mesmo que ultrapassem largamente a nossa capacidade financeira.
É tempo de nos exigirmos e de exigirmos aos que nos governem uma contenção que permita encararmos o futuro de modo mais optimista.
...
Hoje uma das notícias nos jornais é de que as autarquias estão a braços com um enorme prejuízo por causa dos gastos com os carnavais. O tempo não permitiu o retorno que esperavam.
Pergunto: há necessidade de gastar dinheiro em coisas de carácter tão efémero?
Sobretudo quando apregoam as tradições carnavalescas de outros tempos. Só que nesses outros tempos, cada um mascarava-se com o que tinha...

garcia disse...

Se o BE e o PCP são da extrema esquerda,,, sabe-me dizer o que é o PS eo PSD?...portugal fala de si próprio um abraço

céltico disse...

Sr. Garcia: o BE e o PCP são tão à esquerda, tão à esquerda, que já deram a volta e colaram-se à direita.
As posições que têm tomado nos últimos tempos não abonam sobre as intenções que os movem.
Então acha bem esta política do quanto pior melhor para derrubarem o PS? E o país como fica? Se por uma ilusão qualquer eles chegassem a governar, acha que podiam fazer tudo o que dizem?
Bom senso é o que mais falta a essa gente.

Bonifácio disse...

Completamente de acordo com o céltico. A oposição que se pratica neste país é uma vergonha, que chega ao descaramento de, quem se opõe às palhaçadas, à falta de respeito por Portugal e pelas suas instituições, e pelas suas fuguras mais proeminentes como é o caso do madeirense Sr. Jardim, virem posteriormente a viabilizar no Parlamento a Lei das Finanças Regionais, sabendo que isso vai continuar a permitir as veleidades deste cavalheiro,e a colocar o povo madeirense como previlegiado , movidos únicamente pelo desejo cego de derrubar o Governo. Tudo serve a estes pretensos políticos de meia tijela, para conseguir aquele fim.E o clima ajuda , como se constata com a paranóia das escutas, do Freeport, da manipulação da comunicação social.Não passa de mexericos, todos eles já investigados e que nada provaram. Então porque não se calam já com isto?? O povo está farto destes políticos e desta comunicação social. Eu já não consigo suportar, à hora das notícias prefiro vê-las... na TVE.Enjoa,de facto. Quem manipula ou tenta são eles os jornalistas, como ainda na passada segunda-feira na entrevista da Judite de Sousa a um Juiz do Supremo, salvo erro,a moça fazia as perguntas e práticamente dava as respostas..E se o homem não respondia dentro daquilo que ela pretendia era logo interrompido... Que nojo, estou farto !!!Tirem-me disto por favor,salvem-me desta justiça de caca, que liberta os malfeitores e condena os polícias que, no in tuito de proteger os cidadãos, vão limpando o sebo aquela rapaziada...