terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Morre lentamente quem...

Este post é um post resposta a alguns comentários que aqui foram surgindo. Não quero fazer disto um hábito mas talvez o conteúdo suplante a forma e talvez mereça a pena ter esta excepção. A primeira resposta é para o meu blog-amigo Carlos que nota algum descrédito nas minhas intervenções e liga alguns post's anteriores de forma a apresentar a minha desilusão. Carlos, a interpretação, não a certa, mas aquela que sinto, é que aqueles que nos fizeram rir, no passado, agora fazem-nos chorar, quiseram contentar toda a gente em troca da sua perpetuação no poder e eis que abriram buracos difíceis de tapar. Fiz-me entender?
Quanto ao "Anónimo dos mais de 4000 caracteres por post" tenho a dizer, e faço disto, um ponto de honra que este blog sempre esteve aberto a opiniões diversas mesmo que diferentes das minhas. Que eu me lembre só foram rejeitados dois comentários que caluniavam duas pessoas da nossa vila. Por isso quando diz "nota-se que a democracia interna aqui no blog (grão a grão...) ganhou alguns pontos de liberdade de expressão" está, na minha opinião e cair numa frase feita e desajustada. Já agora, quem são os poucos assessores, na sua opinião, com valia?
E já que o Carlos falou no Neruda, não será demais recordar o seu célebre poema Morre lentamente:
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê,quem não ouve música,quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio,quem não se deixa ajudar,morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito,repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca,não se arrisca a vestir uma nova corou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente quem evita uma paixão,quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os “is” em detrimento de um redemoínho de emoções,justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho,quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho,quem não se permite pelo menos uma vez na vida a fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante…
Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo,não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar.Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio pleno de felicidade.

12 comentários:

rosa disse...

Passando por aqui.
Peço licença,
E deixo meu comentário.
***
Morrer
Morrer representa um caminho.
Caminho esse que todo o ser humano tem que percorrer.
Quer queira, quer não.
O importante da questão.
Não está em morrer um dia.
Lentamente ou não.

O busílis está;
Em que há muita gente, a morrer de vésperas.
E isso!
Isso é que não.

Saudações amigas
De: R.G.D.

carlos disse...

"...aqueles que nos fizeram rir, no passado, agora fazem-nos chorar..."

Amigo Jack,
mas não é sempre assim?...

Isto era o previsível!
Eu estava à espera doutra coisa, de outra atitude.
Estava e estou!
Porque não quero crer que depois dos meios mobilizados e dos fundos investidos para levar esta candidatura a bom porto, agora, depois da coisa consumada,se vire costas e se deixem as pessoas abandonadas à sua sorte.

Tenho o Ricardo por uma pessoa bem formada, politicamente saudável, com a idade certa e o idealismo incólume para querer "mudar o mundo" - e digo do Ricaro como digo do Alexandre -.
O Ricardo - a gente sabe - não escolheu este desígnio.
Esta foi uma missão que lhe foi atribuida e por isso esperamos que não lhe seja sonegado agora o apoio que antes foi incondicional.
É Campo Maior que está em causa, é preciso lembrar!

Logico que haja lamentos, mas o q.b.
O tempo é de arregaçar as mangas! ( e por falar nisso, gostei de o ver no domingo no jardim, fica sempre bem ver o comandante lado a lado como as suas tropas).

portas.da.vila disse...

Caro CARLOS, partilho do seu pensamento, praticamente em toda a linha!
E temo o que o sr. teme.
Livramo-nos de um despesista, que com o dinheiro que gastou e com o tempo que lá esteve tem muita obra feita, podendo eu, não concordar com ela toda!
O novo presidente, tem essas qualidades que enumera, mas talvez por nao ter querido, mas sim escolhido, vê-se que as primeiras medidas tomadas para a gestão de Campo Maior, não vão em prol de todos mas sim de uns poucos!
E é ai que essas qualidades que o amigo Carlos enumerou desapareçam, e se transformem nas de um politico.
Nas quais sobresaem as corrupçoes, a caça ao voto, e todas as outras que são conhecidas a nivel geral.
Desejo que o presidente governe e gaste o pouco dinheirinho que a camara tem em prol de todos e nao de meia duzia deles, como o que está actualmente a fazer.

Anónimo disse...

O riso e a farsa...

Sempre ri com o destino,
E com o destino chorei.
Prometeram-me o riso eterno,
A verdade do destino guardei.

Perpetuaram-me a felicidade,
E numa “pura” mentira votei.
E no “buraco” em profundidade,
A rir e chorar ... voltarei.

---------------------------------
Jack:

Qt á liberdade de expressão não se amofine!

Foram já cardos passados do dois ao quadrado...
... e votos que continue a embriagar-se diariamente com Neruda.

Ah ! Parabéns á sua visita, da flor da... rosa.

Cumprimentos

Jack The Ripper disse...

Para o Carlos:

Amigo Carlos, concordo consigo nas linhas gerais mas chamava a sua atenção para alguns pontos.

1- O novo elenco acaba de chegar, até nos Estados Unidos se faz a primeira avaliação aos 100 dias. Ora 100 dias ainda não passaram

2- Não acredito que o Ricardo se sinta abandonado nem que o tenham abandonado...mas que tipo de colaboração estava à espera? Logistica? Financeira?

Não apareceria depois aquela velha história "de que o poder político tem que ser independente do poder económico"...é que se a ajuda fosse financeira...

A única colaboração que pode ser aceite sem beliscar ninguém é a união de esforços para influenciar as decisões em instâncias mais altas do nosso país.

Para os outros comentadores:

Obrigado pelas poesias que aqui deixaram. Campo Maior é uma terra de trovadores.

Rosa, gostei de a cá ter, volte mais vezes em poesia ou em prosa!

carlos disse...

Não Jack, também não é desse tipo de ajuda financeira que falo. Falo sim das assessorias por áreas, do conhecimento dos "filões", do aproveitamento do que ainda resta de Fundos Comunitários (que foram tão falados durante as campanhas - esta e a de há 4 anos). E tb no acesso aos corredores do Poder. Não com o intuito de conseguir tratos de favor(que a serem necessários, seriam conseguidos com um simples estalar de dedos...) mas para nos mostrarmos pesentes, para que em Lisboa saibam que existimos e para que Campo Maior entre de novo no mapa do desenvovimento.

Gostaria de sentir que os grandes projecto começam a mexer. E não me refiro a mais um Infantário, mais um Pavilháo ou às Festas.
Para projectos assim o que estava servia bem.

Quero sentir que Campo Maior pode aproximar-se a breve prazo do nível de desenvolvimento que tem tido p.ex Elvas.
Rondão é um político com calo, muitos conhecimentos e muita experiencia enquanto ao Ricardo não podemos sequer chamar-lhe político. Daí a minha preocupação em não se ver o tal apoio. Ele pode até existir e as coisas já mexerem nos bastidores! não sei! Por outro lado é como diz: não atingimos sequer o tal limite dos 100 dias... E a ser assim estamos aqui a ser, mais do que precipitados, injustos.

Pode ser uma "heresia" o que vou dizer e posso, volto o repetir, estar a ser temendamente injusto e ingrato mas tenho receio que os apoios de suporte do nosso Executivo, que tão visíveis foram durante meses, permaneçam agora latentes e se movam apenas na eventualidade de ver algum dos seus interesses de alguma forma ameaçados.

Daqui por 6 meses...1ano...2 anos... peço encarecidamente ao amigo Jack que confronte a minha "heresia" de hoje com a realidade de então.
Darei a mão à palmatória e (sem ser masoq)o prazer será todo meu!
Acredite!

Anónimo disse...

A verdade é como o azeite...

E as nossas muralhas senhor;
Que não mais se ouviu falar!
Estão a repara-las com fervor?
Ou mandaram o pessoal calar?

Noticia em Portugal tão anunciada;
Provocou admiração não contida!
Pela SIC tanta filantropia publicitada,
E em casa tanta miséria escondida?

Anónimo disse...

Ai minha nossa Senhora...


>> até nos Estados Unidos se faz a primeira avaliação aos 100 dias <<

Isto quer dizer o quê ?

... pode fazer-nos o favor de trocar por miúdos pra ver se a malta assim mais pró “burro” compreende?

Não estará o Jack, demasiado influenciado por espatafúrdios argumentos “cardeais”, e outros que tais ?

Anónimo disse...

Porquê ???


Ouvi.

E enquanto ouvia, mais queria protegê-lo.

Agradecer-lhe o esforço.

Porque... ele não tem culpa.

Culpa tem quem põe um indefeso júnior, a jogar com adultos “profissionalões”.

Obrigado.

Obrigado também, arquitecto.

Jack The Ripper disse...

Para o Anónimo das 13:08,

Realmente foi perspicaz pois eu também já ouvi o cardeal falar na barreira dos 100 dias. Mas também lhe digo que em toda a comunicação social se faz um balanço após os primeiros 100 dias pelo que sou influenciado por diversas fontes e não pelo cardeal.
Até lhe digo mais, acho 100 dias um período bastante reduzido, acho que 6 meses a um ano o período mais razoável para se apreciar a gestão do Ricardo.

Deixo aqui também um aviso à navegação: este post teve uma malha mais larga que aquela que é habitual aqui no Decampomaior. Não que houvesse alguma coisa de censurável nos comentários, mas sim porque gostaria que os comentários tivessem opiniões bem fundamentadas e não frases soltas à queima roupa.

Amanhã haverá novo tema dando este por encerrado

carlos disse...

Amigo Jack, não acredito!
Pensava que o periodo das malhas largas ou apertadas já tinha passado...afinal não.

Afinal pode-se ou não se pode falar livremente aqui?
alguém foi injuriado?
alguem foi difamado?
alguem arrotou alto e bom som?
não percebi a necessidade da advertencia.

Irritam-me solenemente as ameaças veladas.
Antes era o editor original (gavião/cardo) que por "dá cá aquela palha" puxava dos galóes.
E agora é o Jack ?!
Não esperava!
Desilude-me BASTANTE!

Passe por tudo o que é blog conceituado da nossa praça; passe por tudo o que é forum informativo - Expresso, SOL, DN, etc,... veja o que por lá se escreve e compare a tolerancia.

Assim não brinco, é qq coisa de visceral,deculpe mas não consigo.

Cumprimentos e até um dia destes
(nao precisa publicar)

Jack The Ripper disse...

Oh Amigo Carlos,

Não se indigne e faz favor de ler o que eu disse. Falei não em Malhas largas por causa da censura mas sim para evitar comentários sem opiniões não fundamentadas nem argumentadas.

Faz favor de voltar e comentar livremente mas com nível, como aliás é seu hábito!