quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Somos cidadãos do mundo...ou não?

Este dia 8 de Dezembro, assinala-se o dia da Imaculada Conceição. É o dia por excelência das Irmãs Concepcionistas que habitam o nosso Convento. Fiquei por isso sensibilizado de ouvir dizer que as nossas freiras pedem à população que frequente a novena da Srª. da Conceição no convento. Podiamos dizer que a religião atrai cada vez menos pessoas mas o tema de hoje não vai por ai. Segundo algumas opiniões as pessoas não vão à novena pois têm medo de frequentar aquela zona em horário nocturno. É um choque para mim pois nunca senti insegurança em Campo Maior , como dizemos por cá "desde que me conheço".
Esta insegurança, segundo algumas pessoas é associada primeiro aos indivíduos de etnia cigana, mas também e cada vez mais a imigrantes de leste. Eu por mim, acho que maus elementos há em todas as raças e credos. Mas o que pensam vocês? Segundo as Nações Unidas Portugal é dos países que melhor recebe os imigrantes. Está esta ideia a dasaparecer? Na semana passada havia um artigo na imprensa que dava conta de cada vez menos tolerância para os Muçulmanos. E nós aqui em Campo Maior, somos cidadãos do mundo ou não?

Sem comentários: