quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Campo Maior - Conto de Natal de Charles Dickens

Charles Dickens é um escritor británico do século XIX. Um dos seus contos mais famosos é o Conto de Natal. Neste livro três espíritos surgem a Ebenezer Scrooge transformando-o de avarento numa pessoa generosa e cheia de espírito natalício.

Com as necessárias adaptações os três espíritos vão aparecer aqui no Decampomaior:

Espírito dos Natais Passados - Campo Maior é uma vila que assenta a sua economia na agricultura e indústria de cafés. O comércio da vila é feito nas lojas tradicionais, não há supermercados e também não se vai a Espanha. Primeiro porque os nem toda a gente tem carro e depois porque a fronteira do Retiro está fechada, com excepção da época de S. João. A iluminação de Natal é feita apenas na Rua de São Pedro por ser a mais comercial.

Espírito dos Natais Presentes - Campo Maior é uma vila que assenta a sua economia na agricultura , torrefacção de cafés mas onde tem na câmara municipal e na fábrica da borracha grandes empregadores. O comércio local vive momentos agonizantes, há supermercados mas também há muito comércio feito em Espanha por pessoas que quase diariamente visitam Badajoz. Não exitem fronteiras mas a Estrada do Retiro está em péssimas condições. O Turismo é reduzido porque o património está mal cuidado e existe o enorme problema que é o Mártir Santo. A iluminação de Natal estende-se por várias ruas de Campo Maior

Espírito dos Natais Futuros - O TGV faz com que as pessoas deixem de fazer as suas compras de Natal em Badajoz preferindo antes passar o dia em Madrid. No entanto esse mesmo TGV traz bastantes turistas que visitam Campo Maior fazendo florescer o comércio local. A economia junta assim mais um pilar importantissimo à torrefacção de café e agricultura. A missa do Galo é celebrada na Igreja do Mártir Santo onde se juntam todas as raças e etnias. O Mártir Santo converteu-se num sítio aprazível e bastante atractivo para os campomaiorenses e turistas. A iluminação de Natal está em todas as ruas da vila mas todo o consumo assenta em energias renováveis.

Foi apenas um Conto de Natal...

O Decampomaior deseja a todos os leitores e comentadores um Feliz Natal...





3 comentários:

Anónimo disse...

Inconclusividades...

...em que adopta literalmente (bem aventurados os optimistas por séculos e séculos...Amém ) um post com um ponto de vista utopicamente “Santo”, evadindo-se psicoticamente da realidade terrena , e em que branqueia irrealisticamente o passado e o presente, e irrealisticamente (outra vez) afronta o tempo futuro da mais que previsível tragédia que se avizinha...

... abstenho – me por respeito ( em dias - são tão poucos - de paz cristã) de alongar o comentário até que volte ( espero breve) a assentar os pés em terra.

Até lá...

Jack The Ripper disse...

Caro Anónimo das 13:42,

Este post é um post que é para ser lido com uma pitada de ironia, não com psicose.
No entanto devemos perseguir as utopias porque só assim poderemos atingir novos patamares de desenvolvimento.

Olhe, sabe uma coisa, a realidade futura vai estar algures entre a Utopia do post e a sua visão apocaliptica do futuro.

Passe um Feliz e Santo Natal e leia os posts com mais flexibilidade

Afonso da Maia disse...

Feliz Natal do blogue ELVAS CIDADE VIVA.