terça-feira, 3 de novembro de 2009

Todos os Muros são uma Porta!

Quem como eu gosta de história deverá de certo ter um gosto especial pela história do século XX.E se há momento marcante da história do século XX, ele é, sem dúvida, a Queda do Muro de Berlim. Este evento comemora por estes dias 20 anos, e quanto a mim foi um dos momentos mais significativos de conquista de liberdade dos povos. Durante quase 50 anos a Europa esteve dividida em dois blocos onde os habitantes de leste viam privadas liberdades que hoje damos como adquiridas. Se quisermos recordar o ambiente da época podemos ver alguns filmes do 007 ou ler alguma novela de espionagem do John le Carré. Se puderem vejam também o filme de Wolfgang Becker "Goodbye Lenin" onde se cria, num ambiente irónico e cómico, toda a atmosfera da época.Infelizmente hoje em dia há vários outros muros, como por exemplo, o muro que separa a os Estados Unidos do México, no entanto como já alguém disse todos os Muros são uma Porta.

5 comentários:

Zé Camões disse...

Exactamente Caro Jack,
Todos os muros quando derrubados poderão ser uma entrada, num contexto económico-social, permitirá a troca de bens e de ideias, expandir o território e acabar com a separação provocada provocando nichos especificou trocas com locais próximos.
Agora…realço mesmo que é preciso os muros caírem…
Muito boa postagem.
Abraço.

Maria disse...

Os muros físicos são os que mais facilmente são derrubados, mesmo que demorem algum tempo a vir abaixo. Os muros do preconceito (social, cultural...) e os que foram levantados pela intriga para dividir, custam mais a eliminar. O problema é que os físicos não o são exclusivamente...

Jack The Ripper disse...

Estranho que o Zé Camões Humanista, tenha reagido ao post com uma atitude economicista.

Quanto à Maria preferiu uma perspectiva para a qual ainda não tinha pensado - os Muros do Preconceito

Gostei de os ter aqui a ambos, voltem mais vezes

Zé Camões disse...

O facto de ser Humanista não descarta a visão económica do Mundo, nem o acto de ser Capitalista deverá omitir a visão humanista… é preciso responsabilidade e bom senso em cada prática.
Digo mais Caro Jack, se todos os capitalistas tivessem uma ampla visão humanista, o Mundo seria muito melhor, acredite, acreditem…porque também eu consigo acreditar.
Abraço.

roy disse...

o sr zé camões tem muita razão no que escreveu estou a lembrar me da situação em Angola onde o mundo e o nosso pais tem enviado milhões de dolares e a maioria das pessoas passa bastante fome, mas por sua vez o presidente desse pais é uma das maiores fortunas do mundo isto alem de ser muito estranho é vergonhoso, mas tambem ninguem se preocupa com a situação o que mais estranho ainda é. este é um simples exemplo mas infelizmente existem aos milhares