sábado, 10 de outubro de 2009

De uma velha geração de políticos

"Estive agora em Espanha, a convite da aula de cultura de Alicante, uma cidade adorável de grande turismo... O Colóquio em que participei tinha a ver com a alterações climáticas, a questão da água que escasseia na região e toda a problemática dos oceanos, temas estes intimamente relacionados com as questões ambientais, mas também - e de que maneira - com as crises financeira, económica e de falta de valores...
Deixei Portugal num estado de grande perplexidade, como eu próprio fiquei, a seguir ao discurso (incompreensível) do Senhor Presidente da República. Iríamos entrar num conflito institucional insolúvel, à saída de um acto eleitoral, claro e limpo, que deu ao PS uma vitória confortável, embora sem a maioria absoluta e num momento nacional de crise aguda que importa, acima de tudo, ultrapassar? E, para mais, à entrada de eleições autárquicas de grande importância? Saí muito preocupado, confesso, temendo o pior..."
(Mário Soares, DN, 6/10/2009 )

É sempre com grande satisfação e proveito que leio as crónicas deste homem profundamente culto e que a vida foi transformando no verdadeiro sábio que agora é.
Soube, pelo blogues, que esteve em Campo Maior, acompanhado dos seus amigos de uma vida, Almeida Santos e Mário Ruivo. Confesso que senti uma imensa pena por já não estar presente e poder assistir a esse grande encontro e ouvir as palavras que terão pronunciado. Campo Maior, apesar de toda a estagnação e dos retrocessos que tem sofrido, ainda tem gente de valor capaz de merecer a amizade que levou gente tão ilustre a atravessar o país para levar algum alento aos campomaiorenses.

Sem comentários: