terça-feira, 8 de setembro de 2009

Factor X

Li há dias uma notícia, que dava conta do facto, de que nestas eleições autárquicas, para um terço dos candidatos, iria ser o último mandato para o qual se poderiam candidatar. Mesmo antes de haver esta lei que limitava o número de mandatos, estranhava o facto de um presidente de câmara poder estar infindáveis mandatos no poder enquanto que o Presidente da República só poderia estar apenas dois. A lei veio restabelecer o equilíbrio, embora ainda favoreça os candidatos autárquicos. Veja-se, que um cidadão não poder ser candidato a deputado se estiver a contas com a justiça mas pode ser candidato autárquico. Digo estas frases com o pleno conhecimento que o Portugal pós-25 de Abril deve muito ao poder autárquico, mas também é verdade que há muitos autarcas que são pequenos ditadores dentro dos seus respectivos feudos.
Mas o que me preocupa mais é a forma como os candidatos são escolhidos e os motivos pelos quais são votados. Na hora das campanhas e das eleições o que conta é se o candidato é simpático se é filho de boas famílias. Alguns elementos mais espevitados chegam a dizer: "Antes de ter um bom presidente precisamos de um bom candidato". E eu pergunto: então e depois? O day after? Os projectos estruturados e estruturantes onde é que ficam? A campanha são dois meses o mandato são quatro anos
Os próprios eleitores acabam por reconhecer as fraquezas dos candidatos: "Voto A porque é o menos mau!";"Voto B porque senão os de A tomam conta disto tudo e assim do mal o menos". Poucas pessoas votam com a convicção de que este candidato é mais competente que aquele. A nível nacional vão aparecendo alguns autárcas que são reconhecidos pela sua competência. Têm o Factor X. Tenho amigos em Santarém e no Porto que me dizem votar convictamente em Moita Flores e Rui Rio porque são melhores, porque tomam decisões sem se importar se serão as que rendem mais votos. A nível internacional só me lembro de um a quem reconheciam ter esse Factor X. Trata-se do querido Alcaide dos madrilenhos Tierno Galvan.
E este ano os nossos candidatos têm o Factor X?

4 comentários:

Anónimo disse...

novo blog sobre desporto na nossa região, agradeço a publicação.

http://rcelvascrjuromenha.blogspot.com/

tackle

Anónimo disse...

Quanto ao que agora temos já sabemos o quanto é bom a "facturar". Quanto aos que agora se propõe como candidatos, só pagando para ver se têm factor X, Y ou Z.
O melhor é ver as coisas deste modo: o que nos interessa mais?
Se quero mais, quero que mude. Se me contento com o que está, é porque quero que tudo fique na mesma.
Mas uma mudança sempre pode trazer alguma vantagem.

Anónimo disse...

como dizia o outro : pra melhor está bem, pra pior já basta assim.

carlos disse...

Amigo Jack,
um pouco atrasado mas resolvi ainda comentar este post - se bem que nao está ainda desactualizado -
para dizer apenas isto : um dos candidatos que referes, será, a médio/curto prazo, o futuro Primeiro Minitro de Portugal.

Vais ver que não falha!
É que está tudo escrito lá em cima... ;-)