quinta-feira, 3 de setembro de 2009

De Blog em Blog até à Câmara

Chegou até mim um artigo publicado no Los Angeles Times sob título de "Twitter, o pesadelo dos tiranos". Este artigo faz uma comparação curiosa. Enquanto que em 1989 para o mundo saber o que acontecia na China, na praça Tiananmen, foram preciso fotos de jornalistas da Associated Press, Reuters e Newsweek que se encontravam no local, em 2009 para se saber do assassinio de uma jovem iraniana que protestava o resultado das eleições foi precisa a utilização de redes como o Twitter. Não se sabe quem fez chegar a foto, foi uma pessoa anónima que ficará aenas conhecida por 'Neda'. São 20 anos a separar os dois acontecimentos, mas mais que o tempo, o factor fracturante é a utilização da Internet como produto de uma sociedade aberta. "Não é possível aproveitar as suas vantagens sem aceitar a bagagem democrática que o acompanha".
Isto tudo para dizer que, enquanto a Internet ameaça os ditadores do mundo, os nossos candidatos à câmara de Campo Maior, num alarde de grande visão chamam às suas filas dois bloggers da nossa praça. Pelo Movimento Nossa Terra Campo Maior, o "Latino" ocupará o terceiro lugar na lista da Junta da Expectação enquanto que o "Três horas da manhã" também integra a lista do PS.
São sinais que a internet é assumida como um meio importante nas nossas batalhas locais? O nosso Siripipi não se evita de mandar as suas opiniões na blogosfera e até mesmo o "Tres horas da manhã" ousou criar uma sondagem onde elegia membros para uma das listas. Apesar do pouco tempo que a sondagem esteve no ar, serviu para lançar alguns resultados inesperados.
Será que em 2013 vamos ter um presidente saído da blogosfera campomairense?

3 comentários:

JOANA disse...

Não acredito que tal seja possível, porém tenho a certeza que a blogosfera tem um papel influenciador na sociedade campomaiorense. Digo mais, muito do que se vai falar durante a campanha foi abordado por alguns bloggers.
Muito do movimento que se vê nos blogues é mérito de um conjunto de pessoas, entre as quais as citadas, mas essencialmente pelo 3Horas. Segundo sei não estará num lugar de muito relevo, mas seria meritório, pois demonstrou que tem ideias e uma boa visão crítica, porém construtiva, é disso que CMaior necessita sem dúvida.
O Jack, 3Horas, Latino, De Campo Maior, fariam uma excelente lista!

siripipi alentejano disse...

Concordo com o que foi escrito, no entanto, o siripipi continuará a emitir opiniões e fá-lo-ei sempre usando um critério jornalistico que me obriga a ser o mais isento possível, mesmo tendo a minha ideologia como qualquer cidadão.
Tudo o que escrevo é sustendado em princípiosue estou farto de referir, o Principio da Legalidade e Igualdade, fazendo criticas construtivas ou emitidindo opiniões dversas.
Acima de tudo o que pretendo é discutir as politicas locais e defender os interesses de Campo Maior, sei que não posso agradar a gregos e a troianos, mas a vida é assim.
Campo Maior, 3 de Setembro de 2009
siripipi-alentejano

carlos disse...

Amigo Jack,
Lembras do tempo do Campomaior à Lupa?
Tivemos alguns debates com quem defendia que a política "à séria" devia ser debatida no Jornal cá da terra e não na blogosfera... que isso era coisa de cobardes e etc e tal.
Afinal hoje, ironia ou não, os jornais passam ao lado e a disputa a sério, as conquistas de espaço eleitoral, fazem-se é aqui, na blogosfera! Com as investidas declaradas ou as retiradas estratégicas de que este blogue é o exemplo mais perfeito.