terça-feira, 23 de junho de 2009

Da exposição da academia

Uma amiga da minha mãe disse-nos que havia uma exposição na CURPI com os trabalhos feitos pelas senhoras que andam nas aulas da academia para pessoas mais velhas e então resolvi ir com a minha mãe e fiquei muito admirada com o que lá vi porque não sabia que havia esta escola em Campo Maior onde as pessoas que já estão reformadas e outras com mais idade podem ir aprender e fazer coisas e então fiquei logo encantada à entrada com aquela trepadeira de campainhas feitas de papel a lembrar as Festas do Povo mas o melhor estava lá dentro com vasos e cestos cheios de papoilas malmequeres sardinheiras túlipas e outras qualidades de flores a enfeitarem as salas onde estavam também tapetes de Arraiolos e pinturas em telas muito bonitas e também pinturas em caixas e pratos e outras coisas mas o que mais me espantou foi ver o que fazem com os pratos partidos que ficam como novos e então disse à minha mãe que ela tem de pensar em ir para lá no ano que vem porque vi algumas senhoras que lá andam muito contentes com o tempo que ali passam só fiquei muito admirada quando contaram à minha mãe que os professores não ganham nada e dizem até que são voluntários e isto é uma coisa que se deve elogiar porque a maior parte das pessoas só trabalha quando lhe pagam e então pensei que uma coisa destas deve ter o apoio da câmara porque é um benefício para as pessoas mas a minha mãe já se tinha informado e contou-me que o presidente não quis apoiar a academia mas também não me admira porque se o mais importante são as festas e os divertimentos não se pode estar a gastar dinheiro com coisas para as pessoas ficarem a saber mais o que pode até ser perigoso porque quanto mais uma pessoa sabe mais pensa e até percebe melhor o que interessa e o que não interessa para nada.

6 comentários:

M. Quintino disse...

Tem a menina muita razão em tudo o que escreveu. Também lá estive e fiquei muito admirado com a qualidade do que aquela gente faz. Até me disseram que os mesmos que ensinam também aprendem e que se dão todos muito bem. Até fazem viagens numa grande união e satisfação. Aprendem até coisas que não aprendemos na escola.
Aqui está uma coisa bem feita na nossa terra. só não percebo poruqe é que uma coisa assim não há-de ser apoiada. Então como é? è só pandereta e palhaçada?
Está mal.

Catarina disse...

Bom. Aquilo merece ser apreciado. Como é que amadores e ainda por cima já de certa idade aprenderam a fazer coisas tão bonitas?
Aquilo só visto. Quem ainda lá não foi devia ir. É tudo um encanto.
Penso que o senhor presidente da Cambra quando vir vai apoiar que elas bem merecem.

Marcelino disse...

Esta menina é uma verdadeira urtiga. Por vezes, para aqueles de quem não gosta, são terríveis picadas que provocam uma comichão de urticária. Mas, para os que a compreendem, pode propiciar belíssimos petiscos.
Sim senhor. É verdade, a exposição da universidade da Curpi está uma maravilha. Parabéns a todos os que embarcaram nesta bela aventura.

Anónimo disse...

Boa tarde,pois é de louvar todos os trabalhos feitos na Academia. È verdade sim , que são voluntários que ensinam todas estas técnicas.O ambiente é maravilhoso, toda a gente se dá bem.Parabéns à CURPI, que è uma Instituição bastante dinâmica, e a todos os colaboradores.

Luísa disse...

É verdade menina,a Academia Sénior é uma maravilha.Eu sou professora e aluna e estou encantada com aquilo que aprendo e ensino.É muito gratificante chegar ao fim do ano lectivo e ver tão bonitos trabalhos, tanta alegria e camaradagem em todas as pessoas que a frequentam.E é verdade que os professores são todos voluntários.Uma das professoras e aluna já passa dos 80 anos e é sempre com muita alegria que frequenta a Academia.É uma maneira das pessoas sairem de casa, de conviverem,divertirem-se ,aprenderem,porque nunca é tarde para o fazerem, mas sobretudo terem prazer no que fazem.A sua mãe bem podia ir para a academia, divertir-se conosco.
Bjs.

rosa disse...

Passei por aqui, por acaso, gostei dos comentários acerca da Academia Sénior a funcionar na Curpi, é verdade passei por lá e constactei que se faz ali um trabalho importantissimo no campo das artes. Para quem não foi ver a exposição deixo-vos este enderesso onde podem ver algumas fotos da mesma assim como do simpatico almoço convivio para a entrega de diplomas às alunas.
http://jrosadocm.blogs.sapo.pt
Parabens
Aquele abraço da amiga certa.