tag:blogger.com,1999:blog-8312688770167047903.post8668613797987714160..comments2022-03-26T02:52:47.518+00:00Comments on De Campo Maior: Multipliquemo-nos por Zero!Jack The Ripperhttp://www.blogger.com/profile/14174999737540031308noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-8312688770167047903.post-63621593157446586082013-11-13T10:43:45.796+00:002013-11-13T10:43:45.796+00:00A propósito de rankings...
http://expresso.sapo....A propósito de rankings...<br /><br /><br />http://expresso.sapo.pt/rankings-o-marketing-da-receita-facil=f840506#ixzz2kWMWYMA0Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8312688770167047903.post-71557997094572841232013-11-11T23:36:39.071+00:002013-11-11T23:36:39.071+00:00Tal como na vida, as precipitações podem sair cara...Tal como na vida, as precipitações podem sair caras!<br />Neste caso ... a montanha pariu um rato! Todos nós fomos a correr ver a ascensão meteórica do nosso agrupamento e quase nada! Em Educação pouco pode representar imenso, principalmente, esforço de alunos, pais e docentes! Mas temos que querer mais e melhor e aí todos têm que remar para o mesmo lado. Não basta Campo Maior representar índices económicos superiores a outras vilas do mesmo nível populacional, isso tem de se reflectir em resultados palpáveis - Qualidade! <br />Mas os resultados não são imediatos, assim fossem e a conversa seria outra, têm de ser sustentados e a fase de planeamento é fundamental. Será que alguém já pensou por que razão só temos todos os anos uma turma finalista de 12º ano? É que no início da escolaridade são 4,5 ou mesmo seis ... a esmagadora maioria fica pelo caminho. Ok, esta situação sempre se verificou antes...mas e nada se faz? Estes jovens não têm capacidades para fazer um percurso normal até ao 12º? É necessário abrir cursos profissionais, CEF, PIEF e outras siglas tão pomposas? <br />Por outro lado, a escola pública terá como função preparar os alunos só para exames? Vemos reportagens de colégios privados e esses admitem que vivem em função do resultado, mas será assim no público? Não, não me parece que haja medo de avaliação externa, afinal, os resultados externos diferem na mesma proporção da aferição interna em ambos os casos (público/privado). Agora, vamos comparar o que há para comparar. Poder-se-ão fazer experiências diferentes? Turmas de nível,por exemplo, o privado fá-lo às claras e aqueles que não apresentem desempenho de acordo com o ranking do colégio são convidados a sair no final do 1º ou 2º períodos. E para onde vão? Para a instituição escola pública que não nega lugar a ninguém!<br /> Mas, os directores também se deixam levar nesta jogada em parte política, não dependesse em grande parte o seu futuro dos votos das autarquias nos famosos Conselhos Gerais! Mas, quem semeia ventos...colhe tempestades para as quais terá de estar preparado! <br />Não vamos desanimar nem atirar muitos foguetes, correndo o risco de algum nos rebentar nas mãos!<br />Por que não se realiza uma jornada de reflexão acerca do que queremos para o futuro da Educação neste nosso concelho? Estaremos à espera de algum D.Sebastião ou de um ilusionista? Espera, o Luís de Matos vai estar por cá!Eu disto sei muito pouco ou mesmo nada!noreply@blogger.com